Jovens que dormem pouco correm mais risco de se tornarem obesos


Crianças e adolescentes que não dormem o suficiente têm mais chances de se tornarem obesos, segundo estudo apresentado recentemente no encontro anual das Sociedades Acadêmicas de Pediatria, no Canadá. E, de acordo com os pesquisadores do Instituto de Pesquisa da Criança de Seattle, EUA, essa relação entre falta de sono e obesidade é especialmente forte entre os meninos.

Depois de avaliar dados sobre os padrões de sono, a alimentação e os níveis de atividades físicas de 723 jovens com média de idade de 14 anos, os especialistas observaram uma relação da curta duração do sono com um maior índice de massa corporal (medida do peso em relação à altura) e maior porcentagem de gordura.

E os resultados indicaram que essa relação era mais significativa para crianças menores, especialmente meninos. Para as meninas, a associação foi considerável apenas para a falta de sono nos finais de semana.

Outra explicação citada por vários especialistas seria o estresse e a ansiedade, que podem ser fatores comuns, reduzindo a duração do sono e aumentando o consumo de alimentos.

Segundo a pesquisadora Leslie A. Lytle, o sono tem sido reconhecido como um importante comportamento de saúde, mas os cientistas estão apenas começando a reconhecer a relação com o sobrepeso e com a obesidade tanto em crianças, como adultos. Por isso, mais estudos são necessários para desvendar as razões concretas dessa relação.

0 comentários:

Postar um comentário