Síndrome de Peter Pan


Todas as crianças crescem. Peter Pan não. Ele mora na Terra do Nunca e junto com a fada Sininho conhece Wendy, João, Miguel e Naná. Com o pó mágico de Sininho todos eles vão para Terra do Nunca, vivem aventuras incríveis, lutam com os piratas, salvam seus amigos, enfrentam o Capitão Gancho, fazem a comida aparecer com seus pensamentos e ouvem histórias. No fim Wendy e os irmãos voltam para casa e convidam Peter Pan para ficar, mas ele não aceita, prefere permanecer na Terra do Nunca, para nunca crescer e poder brincar com as outras crianças para sempre.

A síndrome de Peter Pan, realmente existe e é utilizada quando se refere aos meninos, que crescem e viram homens, mas só vivem o aqui agora, em busca de aventuras, querendo sempre independência e poder. E claro, o mesmo que Peter Pan queria: não crescer nunca. O único problema é que nosso planeta não é a Terra do Nunca. Os “meninões” com esta síndrome normalmente são bem sucedidos e gastam seu dinheiro com aventuras, relacionam-se com as mulheres como se tudo fosse uma grande brincadeira. È uma vida não levada a sério.

O tempo parou, se sente como garoto, se não mora mais com os pais, mora perto deles, quer a casa impecável, mas não vai se dar ao trabalho de arrumar. A vida é uma grande bagunça. Se casou, a esposa vai tomar conta de tudo, da casa, dos filhos, das roupas. Foge de ouvir problemas de quem quer que seja porque a vida é uma grande aventura. Morre de medo de envelhecer, pode contar piadas bobas o tempo todo, anda com amigos mais novos porque gosta de ser o líder da turma e morre de medo de assumir responsabilidades. Se casamento assusta um homem comum, vai deixar o homem Peter Pan paralisado de medo. A chance de ele sair voando é grande.

Como Peter Pan, vive voando e sempre que alguma coisa acontece foge para Terra do Nunca. Não tem os pés no chão, adora todo e qualquer programa onde possa se sentir um garoto, pode ser o churrasco com a turma, o videogame ou o jogo de poker a dinheiro, muito dinheiro. Ele pode ter por volta dos seus 35 anos, mas ainda morre de medo de casamento, já terminou vários namoros por saber que a mulher queria casar e ter filhos, vive na balada, cada semana uma menina nova, dificilmente se fixa a alguém. Se for o caso, escolhe uma mulher para deixar em casa e continuar vivendo as suas aventuras sempre que possível. Casa por pressão, porque a turma acabou, ou porque a idade realmente chegou, ou porque todo mundo casou, ou porque os pais querem netos, mas o instinto Peter Pan vai junto dentro do bolo.

Tenho certeza que todo mundo que está lendo este texto conhece pelo menos 1 ou 2 Peter Pans. Se quiser ter certeza, veja se ele é egoísta, narcisista, foge de compromissos e de críticas, esbanja seu dinheiro e flerta com todas.

Até dá para entender, crescer não é fácil, sair da escola, ter preocupações e contas para pagar, terminar a faculdade e procurar emprego, ver a idade chegar, os pais envelhecerem. Ninguém gosta de stress. Mas a infância como toda fase passa, e a vida adulta de verdade é ótima também.

Ajude o seu conhecido Peter a encontrar um grande amor ou mande-o direto para sessões de terapia.

0 comentários:

Postar um comentário