Avaliação Psicológica Infantil - Hora do Jogo


A Hora de Jogo Diagnóstico é um recurso técnico utilizado no processo psicodiagnóstico com o objetivo de conhecer a realidade da criança a ser consultada e que implica no vínculo transferencial breve para conhecer e compreender a criança. As possibilidades de comunicação são mediadas utilizando-se a atividade lúdica, por meio de um brinquedo a criança pode expressar aquilo que vivencia no momento.

Na técnica HORA DE JOGO existem alguns indicadores importantes para fins diagnósticos e prognósticos, como: Escolha de Brinquedos e Brincadeiras, conforme a idade da criança; Modalidade de Brincadeira, pela qual pode-se detectar plasticidade, rigidez e/ou estereotipia e perseverança; Personificação, que demonstra o equilíbrio entre Superego, Id e Realidade; Motricidade, que demonstra o desenvolvimento neurológico e de fatores psicológicos e ambientais; Criatividade, que exige um Ego plástico, tolerante e aberto para experiências novas; Tolerância à Frustração, que está relacionada ao princípio de prazer e de realidade; Capacidade simbólica, que demonstra capacidade intelectual e qualidade do conflito; e Adequação à Realidade, que permite a avaliação das possibilidades egóicas.

Vou especificar aqui alguns dos elementos principais que deverão ser observados na hora de jogo. São eles:

- Linguagem: Vocabulário rico e amplo ou reduzido. Pronuncia incorreta de determinadas sílabas ou ainda enfatizado, erotizado.

- Coordenação Motora: Mostra equilíbrio e desenvoltura em sua locomoção no manejo do brinquedo ou não?

- Atenção: Consegue se concentrar ao escolher uma determinada atividade/cena lúdica ou muda constantemente de interesses?

- Modulação do Afeto: Estabelece laço com psicólogo de imediato e dá sinais de segurança ou adota uma atitude desconfiada e temerosa?
- Desenvolvimento da Cena Lúdica: Qual é o tema predominante, que personagens são escolhidos e que funções desempenham?

- Apresentação do conflito: Como define a situação problema? Demonstra angústia? Como resolve? Interrompe de forma abrupta?
- Comportamento durante jogo de regras: Respeita e considera as regras? Como lida com a derrota?

- Criatividade na escolha das atividades: Demonstra diversidade na escolha e elaboração dos enredos simbólicos?

- Observação: Contribuir com a criança no sentido de ajudá-la a “reparar” suas ações destrutivas colando ou consertando os brinquedos.
Lembrando que o a hora do jogo foi idealizada por Freud, e que depois outras formas de psicodiagnóstico foram adicionadas, como as teorias de Piaget, Winnicott e Melanie Klein. Por exemplo, a caixa lúdica, idealizada por Melanie Klein é utilizada na hora do jogo. Com ela você poderá abordar temas do cotidiano da criança. Na caixa lúdica você deverá ter brinquedos que explorem o campo cognitivo, emocional, criativo e motor da criança. A caixa lúdica pode por exemplo, conter bonecos, jogos de tabuleiro, papéis e canetas para desenhos, cola, barbante, etc.

0 comentários:

Postar um comentário