Síndrome da Solidão é uma das maiores queixas da sociedade contemporânea



Dizem que a solidão é a maior doença social deste século, mas as pessoas sempre conviveram com este problema durante toda a história da humanidade.

Apesar de ser mais visível nos dias atuais, em conseqüência da grande população e da agitação dos grandes centros urbanos, a solidão sempre foi responsável pela diminuição do relacionamento social entre as pessoas.

Para a médica e psicanalista, Soraya Hissa de Carvalho, a violência, a insegurança, o medo, o cansaço após uma longa semana de trabalho, o orçamento doméstico apertado, as novas tecnologias da comunicação, a televisão, a moradia em apartamento, entre outros, estão fazendo com que o homem, nas grandes cidades, fique cada vez mais só.

“É uma solidão que adoece as pessoas, social e organicamente, provocando irritação, discussões entre os casais, brigas entre as famílias, atrapalhando a vida conjugal e familiar, podendo levar a problemas maiores como alcoolismo e depressão”, esclarece.

Para a médica, solidão é não interagir, e isso, literalmente, significa não se relacionar em primeiro lugar com você mesmo e, em segundo, com outras pessoas. “Os solitários acham que são os outros que não interagem e que se afastam deles. Mas, na verdade, é uma reação em cadeia, o solitário se fecha e, é claro, vai passar despercebido ou é isolado, por ser negativo ou depressivo”, explica Soraya.

A Síndrome da Solidão ocorre, geralmente, com pessoa com baixa auto-estima, sem ideais estabelecidos, que se faz de vítima ou, ainda pior, extremamente exigente e arrogante.
Ela alerta para a possibilidade da solidão trazer o risco de isolamento quando é exagerada e encobre dificuldades no contato social.

A psicanalista afirma que ter um ou vários hobbies não deixa de ser uma alternativa interessante para preencher o tempo vago e evitar a solidão.
Além disso, é preciso que as pessoas se sintam à vontade e dispostas para cultivarem todo tipo de relacionamento”, garante Soraya.

Conviver bem com a família, com os amigos e procurar ter sempre relacionamentos satisfatórios é a dica da psicanalista para uma vida mais completa e feliz.

0 comentários:

Postar um comentário