Transtornos de Personalidade

A personalidade é definida pelos traços emocionais e de comportamento de um indivíduo. O comportamento final de uma pessoa é o resultado de todos os seus traços de personalidade e o que diferencia os indivíduos é a amplitude e intensidade com que cada traço é apresentado.

Os transtornos de personalidade afetam todas as áreas de influência da personalidade de um indivíduo, o modo como ele vê o mundo, a maneira como expressa as emoções e o comportamento social. Caracterizam um estilo de vida mal adaptado, inflexível e prejudicial a si próprio e/ou aos conviventes. Usualmente aparecem no início da idade adulta e, se não tratados, tornam-se crônicos (permanecendo durante toda a vida).

Por convenção, o diagnóstico só deve ser dado a adultos, ou no final da adolescência, e são classificados em:

Transtorno de personalidade anti-social - caracteriza-se pelo padrão social de comportamento irresponsável, explorador e insensível, constatado pela ausência de remorsos. Tende a culpar os outros ou defender-se com raciocínios lógicos, porém improváveis. O indivíduo não se ajusta às leis e freqüentemente têm problemas legais e criminais. Manipula os outros em proveito próprio e estabelece relacionamentos com facilidade, principalmente quando é do seu interesse, mas dificilmente é capaz de mantê-los.

Transtorno de personalidade borderline (limítrofe) - caracteriza-se por um padrão de relacionamento emocional intenso, porém confuso e desorganizado. A instabilidade das emoções é o traço marcante deste transtorno, que se apresenta por flutuações rápidas e variações no humor de um momento para outro, sem justificativa real. Seu comportamento impulsivo freqüentemente é auto-destrutivo. Estes pacientes não possuem uma clara identidade de si mesmos, com um projeto de vida ou uma escala de valores duradoura.

Transtorno de personalidade paranóide - caracteriza-se pela tendência à desconfiança de estar sendo explorado, passado para trás ou traído, mesmo que não haja motivos razoáveis para isso. A expressividade afetiva é restrita e modulada, sendo considerado por muitos como um indivíduo frio. A hostilidade, irritabilidade e ansiedade são sentimentos freqüentes entre os paranóide. Ele dificilmente ri de si mesmo ou de seus defeitos e ofende-se intensamente quando lhe apontam algum.

Transtorno de personalidade dependente - caracteriza-se pelo excessivo grau de dependência e confiança nos outros. Estas pessoas precisam de outras para apoiar-se emocionalmente e sentirem-se seguras. Permitem que os outros tomem decisões importantes a respeito de si mesmas. Sentem-se desamparadas quando sozinhas. Resignam-se e submetem-se com facilidade, chegando mesmo a tolerar maus tratos. Quando postas em situação de comando e decisão essas pessoas não obtêm bons resultados.

Transtorno de personalidade esquizóide – caracteriza-se primariamente pela dificuldade de formar relações pessoais ou de expressar as emoções. A indiferença é o aspecto básico, assim como o isolamento e o distanciamento sociais. Aquilo que na maioria das vezes desperta prazer nas pessoas, não diz nada a estas, como o sucesso no trabalho, no estudo ou uma conquista afetiva. Não se perturbam com elogios ou críticas.

Transtorno de personalidade ansiosa - caracteriza-se pelo padrão de comportamento inibido e ansioso, com auto-estima baixa. É um sujeito hipersensível a críticas e rejeições, apreensivo e desconfiado, com dificuldades sociais. É tímido e sente-se desconfortável em ambientes sociais. Tem medos infundados de agir tolamente perante os outros.

Transtorno de personalidade histriônica - caracteriza-se pela tendência a ser dramático, buscar as atenções para si mesmo, ser um eterno "carente afetivo", com comportamento sedutor e manipulador, exibicionista, fútil, exigente e lábil (que muda facilmente de atitude e de emoções). Expressa as emoções com exagero inadequado, como ardor excessivo no trato com desconhecidos, acessos de raiva incontrolável e choro convulsivo em situações de pouca importância.

Transtorno de personalidade obsessiva (anancástica) - caracteriza-se pela tendência ao perfeccionismo, comportamento rigoroso e disciplinado, consigo, e exigente com os outros. Emocionalmente frio, é uma pessoa formal, intelectualizada e detalhista. Essas pessoas tendem a ser devotadas ao trabalho em detrimento da família e amigos, com quem costumam ser reservadas, dominadoras e inflexíveis. Dificilmente está satisfeito com seu próprio desempenho e seu perfeccionismo o torna uma pessoa bastante indecisa.

As causas destes transtornos geralmente são múltiplas e relacionadas com as vivências na infância e adolescência.

A procura pelo atendimento normalmente é estimulada pelos amigos e familiares, que são muito mais incomodados pelo transtorno que o próprio indivíduo.

O tratamento desses transtornos é bastante difícil e igualmente demorado. Baseia-se na psicoterapia e psicanálise. Algumas vezes deve-se também tratar outros transtornos que se desenvolvem juntamente com esses. Aparecem comumente depressão e ansiedade associadas a esses transtornos.

0 comentários:

Postar um comentário